Publicidade
Início Lazer / Bem Estar Meditação X Relaxamento

Meditação X Relaxamento

meditação x relaxamento 1
meditação x relaxamento 1

Você sabe qual a diferença entre a Meditação e o Relaxamento?

Na verdade, as duas práticas são muito parecidas e ajudam a encontrar uma forma de desacelerar a mente e o corpo.

Podemos dizer que toda vez que uma pessoa medita, ela também chega ao ponto de relaxamento, pois este, é necessário para que ela atinja um nível de concentração ideal durante a meditação para esvaziar a mente completamente no processo. Porém, quem está relaxando não necessariamente estará meditando, a não ser que, essa pessoa decida seguir todos os passos restantes que a meditação requer.

Na Meditação, o indivíduo usa técnicas para controlar a respiração, concentrando-se nos movimentos de inspirar e expirar pausadamente num intervalo pré-determinado de tempo, entre um movimento e outro, afim de concentrar toda sua energia e pensamento nessa única tarefa. O objetivo então, é se livrar de todo e qualquer pensamento diferente à ação que está sendo executada, entendendo-se, portanto, obter uma mente livre de pensar em coisas do cotidiano, nas tarefas a fazer, em nomes, pessoas, lugares e principalmente, pensar em problemas e aflições que contribuem para o adoecimento da própria mente e consequentemente do corpo.

Todo o processo de Meditação tem a finalidade de, além de cuidar da saúde mental de quem a pratica, cuidar também do seu organismo, uma vez que, com o frequente ato de meditar, é possível equilibrar alguns fatores emocionais que refletem diretamente no nosso corpo físico, como por exemplo, o fato de ser possível amenizar picos de estresse e ansiedade, que podem provocar ataques de asma em pessoas que sofrem da mesma, ou ajudar a controlar a pressão arterial de pessoas com hipertensão, já que, os praticantes de meditação tendem a ter mais controle emocional, que, consequentemente atua como calmante natural, proporcionando bem estar e sensações de prazer, que são as principais fontes emocionais para a saúde do organismo.

Geralmente a prática da Meditação é realizada com frequência, praticamente como estilo de vida adotando-se horários pré-determinados e um ritual de procedimentos, como por exemplo, meditar todos os dias, por 30 minutos, no jardim de sua casa.

No Relaxamento, podem ou não, serem utilizadas técnicas de respiração, e se usadas, não necessariamente com o objetivo de concentrar seu foco nesta única tarefa.

O objetivo do Relaxamento, é poder desacelerar o ritmo intenso em que se encontra o corpo e/ou a mente, vivenciado em determinadas ocasiões, como por exemplo, após um dia cheio de tarefas que geraram um estresse mental muito grande, ou um cansaço físico considerável, onde se faz necessária alguma atitude que possa auxiliar o indivíduo a retomar o controle emocional, e aliviar a tensão na musculatura do corpo, gerada pelo excesso de estresse. Um exemplo disso, é notar como os músculos próximos ao pescoço, ficam entumecidos gerando um desconforto nesta área e nada melhor do que uma boa massagem para ajudar a relaxar tanto a musculatura quanto a mente.

Inclusive, o melhor período do dia com seu massagista, é o fim da tarde ou à noite, pois isso fará com que você tenha uma ótima noite de sono e complementar seu relaxamento com chave de ouro!

A forma para relaxar, varia de acordo com as preferências pessoais de cada indivíduo e como ele se relaciona com o mundo ao seu redor. Pessoas que praticam esportes geralmente, usam o mesmo, para relaxar e sentir-se bem após um treino. Pessoas que costumam ter um determinado hobby, como pintar, bordar, ler, etc., vão geralmente recorrer a essas atividades para encontrar o momento de paz que precisam para recuperar o controle emocional. Porém, esta não é uma regra, cada um é livre para escolher qualquer atividade que seja capaz de reduzir o estresse momentâneo que se vivencia.

Muitos confundem o fato de estarem posicionados confortavelmente em um local agradável, escutando músicas suaves, sem preocupação com horários e totalmente entregues aquele momento como se estivessem meditando, porém, mantêm, mesmo que de forma controlada, o pensamento fixo em algum determinado assunto, que não necessariamente, precisa ser um problema sério a ser resolvido. E conseguem mesmo assim, sair desse momento renovados e prontos para assumir uma nova postura mental, mais tranquilos, porém, estavam apenas relaxando e não meditando.

A frequência com que as pessoas usam o Relaxamento como forma de aliviar o estresse, varia conforme a necessidade do momento, e na maioria das vezes, não existe um planejamento, porém,

os resultados de uma boa hora de Relaxamento, podem ser surpreendentes!

Espero que você tenha gostado de ler sobre as diferenças entre Meditação e Relaxamento, e tenha te ajudado a escolher qual das duas pode te ajudar mais no seu dia a dia.

Até a próxima leitura!

Exit mobile version