Independentemente da idade, sexo ou objetivos, o consumo de alimentos ricos em proteína, é importante para manter o organismo forte e saudável. Porém, poucas mulheres tem a mesma facilidade de manter e desenvolver a musculatura naturalmente, fazendo com que o aumento no consumo de proteínas, ajude a suplementar essa dificuldade.
Proteínas para manter a massa muscular
Obviamente, uma das primeiras vantagens da proteína é que ela ajuda a manter e desenvolver a massa muscular, porém, não precisa entrar em pânico achando que irá ficar super musculosa e masculina, pois isso depende não apenas da ingestão da proteína, e sim de uma série de fatores relacionados ao tipo de alimentação e exercícios físicos específicos para uma hipertrofia muscular mais avançada. Além do mais, poucas mulheres tem uma predisposição natural e facilidade para desenvolver massa muscular sem ajuda de um treinamento mais avançado, por isso não tenha medo de encarar mais proteína na sua dieta para tonificar mais seu corpo. Você vai adorar os resultados se combinar com um bom treinamento físico.
A massa muscular magra é valiosa e importante para sua saúde geral por várias razões:
- Músculos magros queimam mais energia do que gordura, mesmo quando você está em repouso.
- Proporcionam mais forca física para movimentar o corpo na sua vida cotidiana, seja caminhando, brincando com as crianças, organizando a casa, enfim, mais disposição na sua vida.
- Quanto mais fortes seus músculos estiverem hoje, mais saudável e produtiva será sua vida daqui uns anos.
Proteínas para cabelos, pele e unhas saudáveis
As Proteínas são essenciais para a saúde dos cabelos, pele e unhas, pois fazem parte da composição estrutural dos mesmos, servindo como combustível para mantê-los fortes e saudáveis. Uma das proteínas mais conhecidas para auxiliar nesse fortalecimento por exemplo, é a famosa Queratina, a qual também é encontrada em diversas fontes animais e vegetais, e em alguns alimentos.
Você encontrará muitos suplementos alimentares à base de Queratina e tratamentos para o seu cabelo, pele e unhas, porém, vai economizar um pouco mais se você simplesmente aumentar o consumo de Proteínas na sua dieta, e com certeza ter efeito parecido.
Proteínas para evitar picos de fome constantemente
Se você está acostumado a uma dieta pobre em proteínas, provavelmente passa por mais períodos de picos de fome, em comparação a alguém que mantém a quantidade básica necessária diariamente.
Se você tem o costume de comer saladas na sua dieta, não esqueça de incluir carnes, ovos, brócolis ou qualquer outro acompanhamento rico em proteína, para sustentar por mais tempo a energia que você precisa para manter o organismo ativo em suas tarefas diárias. Como as proteínas levam mais tempo para serem digeridas do que outros macronutrientes, vale a pena introduzi-la nas suas refeições para que você se sinta mais nutrido e satisfeito por mais tempo, evitando os picos de fome até a próxima refeição.
Outras alternativas como Shakes e Barrinhas de Proteína, podem ser incluídas na sua dieta, afim de complementar a quantidade mínima necessária diariamente.
Proteínas para osso mais fortes
A saúde óssea é certamente uma preocupação compartilhada pela maioria das mulheres.
A partir de uma determinada idade, geralmente no período onde a mulher já se encontra em menopausa, ela passa a produzir menos Estrogênio, que é o hormônio responsável por manter a integridade e a resistência dos ossos. Essa diminuição do Estrogênio no organismo por sua vez, aumenta o risco de se desenvolver Osteoporose.
Apesar da maioria das pessoas relacionar diretamente a saúde óssea com o cálcio, as proteínas são responsáveis por uma grande parte do desenvolvimento da massa óssea, da mesma forma como ajudam no crescimento muscular.
Músculos fortes precisam de ossos fortes!
Qual a quantidade ideal de proteínas que as mulheres devem ingerir?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é de cerca de 46 gramas para mulheres e 65 gramas para homens, considerando ser o mínimo que uma pessoa deve consumir diariamente, porém na verdade, essa quantidade vai variar conforme peso, idade e os objetivos que cada um tem em particular. Por exemplo, se o seu objetivo é desenvolver a massa muscular, provavelmente vai precisar ingerir mais Proteínas do que alguém que apenas quer perder peso, apesar de que para este último, a ingestão de Proteína vai ser tão importante quanto.
Consultar um nutricionista esportivo pode ser uma ótima opção para descobrir a quantidade ideal tanto de Proteínas como outros tipos de nutrientes, vitaminas, etc.
Independente do seu objetivo, procure ingerir Proteínas de boas fontes, como frango, peixe, carne vermelha magra, ovos, produtos lácteos com baixo teor de gordura, e preparando suas refeições com mais qualidade para aprender a se nutrir em vez de apenas se alimentar.
Gostou de saber mais sobre a importância das Proteínas para mulheres?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, e até a próxima!