Publicidade
Início Alimentação Aprenda como Traçar Metas

Aprenda como Traçar Metas

Se você é do tipo que vive traçando metas e nunca cumpre ou desiste no meio do caminho, talvez não esteja sabendo o que realmente precisa fazer para traçá-las de forma eficiente para cumpri-las.

Parece simples, decidir algo que se deseja fazer e logo realizar, porém, a maioria das pessoas não consegue atingir seus objetivos por completo ou terem o resultado que realmente esperavam. Por que?

Porque não planejaram o básico pra suas conquistas serem 99,99% satisfatórias.

Uma meta muito comum, é a de se querer perder uma quantidade considerada de peso, em um período curto de tempo.

Somos naturalmente imediatistas e queremos tudo de uma só vez, e para ontem.

Porém, nossas tarefas diárias e responsabilidades somadas ao desejo de alcançar metas muito altas de uma só vez, nos deixa mais ansiosos e desatentos aos detalhes durante o processo que são importantes para atingirmos resultados consistentes.

Toda meta quase sempre representa algo distante de se conquistar facilmente, exigindo dedicação de tempo e esforço tanto físico quanto mental, por isso a importância de dividi-la em etapas e comemorar a conquista de cada uma como se fosse a principal. Isso ajuda a motivar e continuar adiante.

Vamos ver o exemplo que quem deseja perder 10kg.

O primeiro pensamento é: escolher uma dieta super rigorosa e fazer o máximo de exercícios aeróbicos até conseguir eliminar o peso desejado.

O que acontece então: angustia e desespero ao passar vários picos de muita fome, e perda de massa magra e consequentemente perda de energia. Sem contar o estresse emocional das escapadinhas no meio do caminho que gera a sensação de culpa e arrependimento que, por sua vez, contaminam o processo e, é nessa fase que a maioria desiste de continuar.

Trocam o pensamento de “VOU CONSEGUIR” pelo de “MELHOR DESISTIR”

Como traçar melhor essa meta?

  1. Não tenha pressa, ela é realmente a pior inimiga da perfeição que, por sinal não existe. Então, tenha calma e paciência para aprender a reeducar-se a um novo estilo de vida e comportamentos.
  2. Mude o foco: queira mais saúde em vez de pensar que quer apenar eliminar peso ou conquistar um corpo mais bonito.
  3. NÃO! Não faca uma dieta pra caber no vestido que comprou para ir no casamento da sua amiga daqui a 2 meses.
  4. Se possível, consulte um nutricionista para identificar as deficiências de seu organismo e saber direcionar a dieta da forma correta, sem sair cortando carboidratos e gorduras da sua vida e virar o coelho só comendo salada.
  5. Caso não possa ter ajuda de um profissional, nada de sair catando a dieta louca que corta até a sua vontade de viver. Isso só vai fazer te trazer desmotivação e estresse.
  6. Aprenda a equilibrar sua dieta, sem tirar as coisas que você gosta de comer como aquele chocolate favorito ou as batatinhas deliciosas do Macdonald, deixando as “gordices” para os fins de semana por exemplo. O problema não está em comer, e sim, em comer sempre, comer muito e ingerir mais alimentos sem qualidade.
  7. Entenda que perder peso de forma saudável, é perder o mínimo a cada 7 dias. Ouse seja, 500g por semana, 2 kg por mês.
  8. Perder peso de forma gradativa significa que você estará adquirindo uma nova forma de se alimentar, mais consciente e consistente.
  9. Dividir sua meta de 10kg em 5 meses em vez de 1 ou 2,te dará o tempo necessário para adquirir novos hábitos e poder manter esse equilíbrio para o resto da vida, porém, é preciso reconhecer que ganhou saúde e que a perda de peso, foi apenas a consequência de uma rotina mais saudável.
  10. Adicione à sua meta, variedade e coisas que te deem prazer. A fruta que mais gosta, receitas novas, diferentes tipos de exercício, bastante água, musica, uma roupinha nova, uma aula de yoga, contato com natureza…e o que mais puder deixar sua rotina mais ativa!

Uma dica legal para quem precisa de estimulo visual, é escrever as metas em local de fácil acesso para checar regularmente e registrar o progresso. Isso vai ajudar a manter o compromisso consigo mesmo, além de servir de estímulo para chegar em cada etapa.

Agora é hora de você experimentar quebrar suas metas em várias pequenas etapas e comprovar que é possível alcançar seus objetivos com qualidade e constância, seguindo as dicas que acabou de ler.

Acredite mais no seu potencial todos os dias e siga adiante sem se martirizar no que fez de errado e nas vezes em que não finalizou o que começou.

Agora você consegue!

Até a próxima leitura e boa sorte!

Exit mobile version