Além de super saboroso e com uma textura suave, a Tilápia é um peixe de custo relativamente baixo, em comparação com outros tipos de peixes usados em receitas especiais como o Bacalhau ou o Salmão por exemplo.
Rica em Ômega 3, Vitaminas do complexo B, dentre vários outros nutrientes benéficos à saúde, a Tilápia apresenta uma quantidade de proteínas considerável.
– 100 g de Tilápia chega a conter cerca de 20g de proteína.
Com tantas vantagens, a Tilápia pode se tornar o seu peixe preferido para preparar uma refeição super nutritiva e deliciosa, além de muito requintada, quando servida com o acompanhamento correto e capricho na apresentação.
A receita a seguir é muito rápida de se preparar. Por isso, é ideal para aquele almoço ou jantar especial, onde você quer surpreender seus convidados com um prato simples e prático, porém de um sabor e aroma sem igual.
Considere 2 filés de Tilápia para cada convidado, pois eles tendem a diminuir de tamanho depois de fritos.
Tilápia ao molho branco
Ingredientes:
– Files de Tilápia (podem ser congeladas)
– Azeite de Oliva
– Sal Grosso Rosa (mas pode ser o sal comum)
– Pimenta do Reino
– Cebola em rodelas
– Pimentões (de todas as cores)
– Molho de Tomate
– Creme de Leite Fresco
– Ovos (considere 1 por convidado)
– Cebolinha e Coentro (opcional)
– Azeitonas
– Alcaparras (opcional – porém se as usar, coloque menos sal no peixe)
– Batatas cozidas previamente
Preparo
Tempere os filés de Tilápia apenas com o sal grosso rosa e a pimenta do reino.
Numa panela grande, aqueça o azeite de oliva para fritar os filés de Tilápia até eles ficarem dourados. Evite mexe-los enquanto fritam para não despedaçar muito e se precisar, use duas frigideiras para fritar os filés separadamente.
Depois de dourados, acrescente as cebolas e os pimentões para refogar levemente junto com o peixe.
Adicione o molho de tomate e o creme de leite fresco, formando um caldo suficiente para cobrir o peixe e as verduras. A quantidade de creme de leite deve ser o suficiente para tornar a coloração do molho mais claro.
Abaixe a chama do fogão e afaste os filés um dos outros, gerando espaço para quebrar os ovos e os cozinhar ali.
Em seguida, adicionar o restante dos ingredientes e deixar refogando até os ovos cozinharem.
Sirva em seguida e se precisar reaquecer, certifique-se de que os filés estão soltos do fundo da panela para evitar queima-los.
Dependendo dos acompanhamentos, o prato pode variar de 300 a 400 calorias por refeição, por isso, é uma refeição para ser consumida moderadamente se você está numa dieta mais restrita. Lembre-se que o exagero é que leva ao descontrole, então não se prive de comer com qualidade, pois nem sempre a quantidade de calorias numa refeição representa um fator limitador na sua dieta.
Acompanhamentos:
Opção 1
– Arroz integral e brócolis
Opção 2
– Salada de sua preferência
Opção 3
– Salada Top3
(pepino, cebola e tomate temperados com limão, azeite e sal)
Opção 4
– Em vez de usar batatas cozidas no peixe, pode substituir pelo purê.
O prato ficará ainda mais delicioso, se acompanhado por uma boa taça de vinho de sua preferência e lembre-se, você não precisa de uma ocasião especial, nem ter vários convidados para preparar uma refeição caprichada e elegante.
O simples fato de você existir já é motivo de celebração, então, faça da cozinha seu laboratório, experimente receitas novas, adapte as que você aprende e acrescente seu toque pessoal, mas não esqueça de compartilhar com quem ama!
Bom apetite e não esqueça de nos enviar a foto do seu prato!