Não se assuste com o fato da manteiga ghee ser 100% pura gordura!
É justamente esse alto valor calórico, que a torna uma ótima fonte de energia imediata, ideal para dar uma forcinha aos atletas de plantão, claro, sendo consumida com moderação.
O processo no qual a manteiga ghee é obtida, chama-se clarificação. Durante esse processo, toda a gordura da manteiga fica concentrada e se solta naturalmente. Quando isso ocorre, também são retiras as toxinas e os açúcares do leite, tornando a manteiga ghee, ideal para pessoas que apresentam intolerância à lactose.
Livre das toxinas da manteiga tradicional, a manteiga ghee se torna mais apropriada para a preparação dos alimentos, além de ser mais resistente quando aquecida à altas temperaturas, como acontece quando se usa a manteiga tradicional, que queima rapidamente na panela,
Além disso, aumenta a imunidade, ajuda na prevenção de inflamações gastrointestinais e por não conter sódio, é uma ótima opção para quem precisa controlar o consumo de sal. Mas fique atento e leia as informações na embalagem antes de comprar, pois, alguns fabricantes adicionam sal ao produto.
Benefícios da manteiga ghee
Boa para os intestinos
A manteiga Ghee contém ácido butírico, que ajuda a reequilibrar a mucosa intestinal além de facilitar a digestão auxiliando portando, o organismo absorver os micronutrientes dos alimentos processados com a presença da manteiga.
Possui vitaminas lipossolúveis (A, D, E)
A manteiga ghee contém as chamadas vitaminas “lipossolúveis”: A, E, D e K.
- A vitamina A é importante para nossos olhos
- As vitaminas D e K para o nosso sistema nervoso e ossos.
- A vitamina E tem uma ação antioxidante no combate ao envelhecimento
Ajuda nosso sistema imunológico
A manteiga ghee é rica em componentes fenólicos, os quais atuam nas funções antiviral e antibacteriana, fortalecendo nosso sistema imunológico.
Como fazer a manteiga ghee?
Dependendo do local onde se vive, este tipo de alimento pode custar bem caro e nem todo mundo está disposto a investir cerca de 80 a 100 reais em 1 kg de manteiga ghee infelizmente.
Se sua realidade não permite consumir com frequência esse produto, uma alternativa é fabricar sua própria manteiga ghee em casa.
Para fazer sua manteiga ghee, você vai precisar nada mais, nada menos, do que a manteiga tradicional encontrada em qualquer supermercado. Simples assim!
Vamos aprender?
Corte a manteiga em pedaços e leve ao fogo baixo uma panela, por cerca de no mínimo 45 minutos a 1 hora.
Durante o cozimento, vai se formando uma camada fina na superfície que precisa ser removida com uma escumadeira à medida que ela vai se acumulando, até não se formar mais.
No fundo da panela, também haverá um acumulo de resíduos que fazem parte dos componentes sólidos derivados do leite, os quais você também não utilizará. Por essa razão, não se deve mexer a manteiga durante esse processo, e esperar pacientemente, esses componentes serem liberados para a superfície e para o fundo naturalmente.
Quando mais nenhuma camada se formar na superfície, é hora de retirar a parte liquida da panela, e com a ajuda de um coador de café, ou uma peneira bem fininha, passar a nova manteiga para um pote de vidro de preferência, e armazenar em local arejado ou na geladeira se preferir.
Lembre-se de não raspar o fundo da panela, para não colocar de volta o que você esperou tanto para retirar da manteiga.
Fica a seu critério, reservar o que foi retirado durante o processo de clarificação, pois ainda será manteiga para ser consumida, porém, com todas as toxinas que podem fazer mal ao organismo, principalmente para aqueles que estão evitando consumir lactose.
Na hora de usar, lembre-se que, a manteiga ghee rende mais do que uma manteiga comum, por isso, use numa quantidade menor no preparo de suas refeições, e aproveite para testar algumas receitinhas novas, como o café bulletproof por exemplo.
Gostou de saber mais sobre a manteiga ghee? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!