Independente do motivo, seja a trabalho, estudo ou lazer, viagens sempre mudam a nossa rotina diária e na maioria das vezes, essa mudança vem acompanhada de um pensamento muito comum: Ganho de peso na certa!
Apesar da alteração de horários, hábitos, atividades e principalmente na forma de se alimentar, é totalmente possível manter uma rotina saudável, adequando suas atitudes e programações durante a viagem, afim de aproveitar ao máximo, se divertir e manter o controle da rotina alimentar enquanto estiver fora.
Alimentação: um dos pontos mais importantes
Ao chegar em um nova cidade ou país, não há nada mais atrativo do que provar novos sabores, fazendo com que a culinária local, acabe se tornando uma programação quase que obrigatória, para não dizer indispensável.
Não tem nada mais gostoso do que experimentar “um pouco” de cada quitute diferente que você encontra pelo caminho, e não se privar de curtir cada pedacinho como se não houvesse amanhã! Afinal de contas, você merece aproveitar ao máximo sua viagem, e claro, alimentar suas redes sociais com a maior quantidade de fotos possíveis, com o que você vai comendo pelos restaurantes e bares que vai conhecendo!
Porém, se você não consegue ter uma relação saudável com a balança, vale salientar que não existe nada pior, do que a sensação de arrependimento de ter exagerado na comida e na bebida, principalmente na manhã seguinte. Como prova dos exageros, todas as fotos que você tirou, estão ali registradas para te lembrar que tudo foi direto para sua “pancinha” e lá ficaram.
Ter uma relação saudável com a balança, significa não sofrer quando ela aponta algumas gramas ou quilinhos a mais quando sua rotina de atividades e alimentação muda por alguma razão.
Por isso, uma ótima alternativa, é tentar manter o equilíbrio nos dias de viagem alternando as investidas nas comidas típicas com o cardápio que você já mantém normalmente.
Por exemplo, se você programou uma deliciosa massa à noite naquele restaurante que tanto queria conhecer, que tal ter um café da manhã com frutas, sucos ou café sem açúcar? O almoço desse dia, pode até ter aquela carne suculenta, mas acompanhada de uma boa salada em vez do arroz e farofa. Trocar refrigerantes e cervejas na hora do almoço por água comum, água com gás ou sucos também ajuda bastante. Para as sobremesas, que tal salada de frutas?
Garanto que, se você conseguir não ir à farra em todas as refeições durante sua viagem, vai ter muito o que agradecer a si mesmo quando retornar pra casa, sem ter que encarar a balança com medo se ser feliz, e a certeza de que tentou manter sua rotina o mais saudável possível.
Vale lembrar ainda que, se você normalmente consome algum tipo de suplemento como Shakes de Proteína para complementar sua nutrição diária ou, os usa apenas como substitutos de alguma refeição, não esqueça de levá-los com você na viagem! Assim, você garante que em alguns dias, você irá fazer uso dos mesmos para ajudar a controlar o excesso de calorias ingeridas, e manter ao máximo a rotina saudável a qual você está acostumado em casa.
Levar consigo uma garrafinha térmica com água ou um chá de sua preferência, além de hidratar seu corpo enquanto está “turistando” ou na sua reunião de negócios, ajuda a saciar a fome até suas refeições. Outros tipos de snacks de proteína ou barrinhas de cereais podem ser outras opções para ajudar a não ter picos de fome, porém, fique atento para a quantidade de açúcar presente em algumas marcas de barras de cereais.
Mexa-se!
Agora que você já entendeu como equilibrar sua rotina alimentar mesmo durante suas viagens, que tal adicionar mais um item na sua mala?
Seu tênis!
Prepare-se para encarar a maior parte dos seus os trajetos a pé! Desta forma, além de poder curtir os lugares por onde passar com calma, acaba fazendo um ótimo exercício com uma bela e longa caminhada, por isso, a recomendo que leve um sapato confortável para seus trajetos, como um tênis de preferência. Sandálias rasteiras e alguns sapatos com sola mais rígida, serão a razão das suas dores na panturrilha e lombar, então preste atenção na sua escolha!