O ato de cantar sempre existiu como forma de entretenimento e celebração. Cantamos para idolatrar seres divinos, contar uma história, homenagear entes queridos em sua partida, usamos o canto para orar, relaxar e nos divertir.
Porque sim, cantar nos faz muito bem!
Se você Ficou interessado em saber um pouco mais sobre os benefícios de “soltar a sua voz”, acompanhe comigo este artigo e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!
Quais são os benefícios de cantar?
Assim como vários tipos de boas práticas que podemos manter para se ter uma vida mais saudável, o habito de cantar comprovadamente, também faz bem a nossa saúde mental e física!
Bom para os músculos
Você sabia que além de ser uma pratica divertida e relaxante, o ato de cantar trabalha alguns músculos do nosso corpo?
Além disso, o ato de cantar nos ajuda a manter uma postura mais ereta e elegante, pois o fato de precisarmos controlar nossa respiração na hora em que cantamos, nos obriga a manter a coluna mais ereta e firme, afim de projetar a voz com mais firmeza e clareza. Essa contração natural do corpo, ajuda a tonificar a musculatura lombar e abdominal.
Muitos músculos ficam estressados durante uma sessão de canto, sendo o primeiro de deles, os músculos da face. Sim, porque ao cantar, precisamos articular e contrair várias vezes a musculatura facial, caso contrário, o som não sai corretamente. Por sua vez, esse movimento facial ajuda a trabalhar a elasticidade da pele do rosto, ajudando a manter portanto, a tonificação nessa parte do corpo, o que torna o canto talvez, o melhor antirrugas natural que possamos ter!
Recapitulando, cantar trabalha mesmo que de forma mínima e indireta, os músculos das costas. os músculos abdominais, e, não podemos esquecer dos membros inferiores, que, uma vez acionados para embalar o corpo no ritmo da música, fazem contração de coxas e bumbum, em movimentos suaves e sem impacto para as
articulações, com exceção, para aqueles que ficam animados demais se o ritmo e o frevo!
Bom para a saúde
Um estudo realizado por cientistas britânicos, analisou a saliva num grupo de pacientes portadores de câncer, antes e depois de uma sessão de canto, no intervalo de uma hora, por um determinado período de tempo.
Eles constataram uma diminuição nos níveis de cortisol e o aumento da substancia citocina no organismo desses pacientes, concluindo respectivamente com esses resultados, que o ato de cantar, ajudou a diminuir o nível de estresse, bem como teve o poder de melhorar o sistema imunológico, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos.
E isso não é tudo!
Os movimentos de inspiração e expiração de forma controlada durante a projeção da voz ao se cantar, contribuem para uma melhor oxigenação de todo o seu corpo aumentando a capacidade pulmonar e relaxamento dos músculos, fazendo com que a pratica de cantar seja altamente recomendada para pessoas com problemas respiratórios, pois ajudam a manter o ritmo e controle na respiração.
Algo que pode ajudar bastante, as pessoas que sofrem com o ronco e apneia do sono, é praticar exercícios vocais, por cerca de 20 minutos diariamente. Isso ajuda a fortalecer os músculos da boca, contribuindo para reduzir significativamente esses problemas que infelizmente, afetam muitas pessoas.
Bom para a autoestima
Além de todos os benefícios físicos que proporciona, o canto também desempenha um papel significativo em nosso bem-estar mental. Quando você canta e sente prazer e bem estar, é sinal que seu organismo está
liberando hormônios de felicidade e consequentemente, te deixam com mais disposição e tendencia a pensamentos positivos, sendo uma ótima alternativa para driblar aqueles dias em que os problemas parecem vir todos de uma só vez.
Não é a toa o ditado: “Quem canta seus males espanta”
Cantar também pode te ajudar a superar a timidez, incentivando a ganhar mais confiança em si mesmo e melhorar sua autoestima, então, que tal botar a boca no trombone?
Agora se seu desejo e aprender a cantar de verdade…
Lembre-se que o mais importante é sentir-se bem e confortável para aprender o que você tem vontade, sem que isso gere ansiedade. Nunca e tarde para experimentar novas atividades e com um pouco de paciência e
dedicação, e possível aprender a entonar o vozeirão com ajuda de profissionais especializados. Outra alternativa e participar de grupos que tenham o mesmo objetivo como um coral por exemplo. Na maioria das vezes, a interação com outras pessoas ajuda a superar outras barreiras como timidez, além de ser uma ótima troca de experiências e socialização.
Gostou de saber mais sobre os benefícios de cantar?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras
novidades para você!