Se o seu objetivo é perder peso e está na dúvida de qual desses dois exercícios pode te ajudar mais, saiba que ambas opções são ótimas alternativas para auxiliar o seu processo de emagrecimento.
Você só vai precisar saber gerenciar cada atividade em relação a duração, percurso e intensidades diferentes para que ambas contribuam para a queima de gordura e consequente perda de peso.
Qual é o melhor dos dois?
Primeiro de tudo, caminhar e correr são as atividades mais antigas que o ser humano conhece e as mais simples de serem realizadas, por não exigirem equipamento ou local especifico, com exceção, da necessidade de se ter pelo menos, um tênis confortável e evitar lesões nos seus tornozelos e joelhos.
Uma pessoa que não tem o hábito de se exercitar com regularidade, possivelmente não vai acompanhar com o mesmo ritmo um grupo de corrida, assim como outra pessoa, que já tem uma rotina de atividade física mais intensa, dificilmente vai ter paciência para caminhar durante um período prolongado.
Mas isso não é uma regra é claro!
Na verdade, a escolha entre caminhar e correr, é uma muito mais uma questão de condição física, do que uma preferência pessoal, pois é necessário levar em consideração a resistência cardiovascular e física nas quais cada indivíduo se encontra em determinado período da vida.
Estes fatores serão a condição inicial na decisão por onde começar, pois os dois tipos de exercícios realizados da maneira correta, trarão uma série de benefícios a sua saúde.
A resposta correta na verdade não é dizer qual é a melhor, e sim, qual delas você é capaz de desenvolver com habilidade e praticar se sentindo confortável e feliz.
Se você se sentir bem, os resultados serão visíveis em pouco tempo.
Cada um de nós tem uma resistência física diferente, objetivos diferentes e principalmente massas corporais diferentes.
O que levar em consideração…
A quantidade e a intensidade de energia que uma pessoa usa para perder 5kg por exemplo, é diferente de quem precisa perder 20kg, como também provavelmente, quem precisa perder esses 20kg, não terá a mesma resistência cardiovascular da primeira, na maioria dos casos, pois essa resistência não varia conforme a massa corporal, e sim com a capacidade cardiorrespiratória de cada um, para continuar se exercitando em alta intensidade.
Nem sempre um indivíduo que está no peso ideal terá mais fôlego do que quem precisa perder uns quilinhos.
Outros fatores como problemas nas articulações e na lombar, podem afetar o desempenho de quem quer começar a correr, por isso, se você apresenta algum tipo de comorbidade, o melhor é consultar seu médico antes de começar qualquer atividade que envolva impacto, por mínimo que seja.
Treino Intervalado: uma ótima transição da caminhada para a corrida!
Uma boa caminhada num ritmo acelerado e constante, pode queimar mais calorias do que uma corridinha no modo “tartaruga” se, a distância percorrida ao caminhar, for consideravelmente maior do que o percurso da corrida.
Se no seu caso, correr ainda é um desafio, uma ótima alternativa pode ser o treino intervalado, que é ideal para quem deseja se tornar um corredor de “carteirinha” e participar de grupos de corrida, e quem sabe até correr em maratonas.
Essa modalidade inclui pequenos intervalos de caminhada e corrida, e aos poucos, aumenta a resistência cardiorrespiratória, ao mesmo tempo que fortalece a musculatura dos membros inferiores.
Com a frequência nos treinamentos, os intervalos de corrida vão se tornando cada vez mais longos e menos cansativos, você aprende a controlar a respiração e consequentemente ter mais folego e energia para continuar, e aumentar o ritmo aos poucos.
Mas lembre-se que, tão importante quanto tentar superar seus limites a cada treino, é ter consciência e respeitar quando seu corpo pedir para parar, evitando lesões e não ficar desmotivado.
Assim como na arquitetura o “o menos e mais” na atividade física precisamos ir “devagar e sempre”.
Se esse conteúdo te ajudou a se decidir entre Caminhar ou correr ou fazer os dois, já fico feliz!Te encontro por aqui!