Atividade física refere-se a todos os movimentos que realizamos durante o dia, desde a hora em que acordamos pela manhã e começamos a nos movimentar, seja caminhando pela casa, movendo os moveis de lugar, saímos para trabalhar, levar nosso pet para passear, brincar com os filhos e claro, ir à academia.
Mas você sabe quais são os benefícios da atividade física?
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da atividade física, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
E haja benefício!
A redução drástica da atividade física junto com uma alimentação descontrolada, na maioria das vezes e responsável pelo aumento de peso, além de aumentar o risco de se desenvolver algumas doenças causadas pelo sedentarismo. Por isso, mesmo que você não seja uma pessoa esportista e dinâmica, é importante manter o mínimo de atividade física, para que seu corpo possa receber constantemente alguns estímulos e tentar manter o peso corporal e seu organismo funcionando o melhor possível.
Movimentar o corpo regularmente ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ajuda a manter a pressão arterial, fazendo circular mais facilmente o sangue pelo corpo, levando o oxigênio para suas células e melhora seu condicionamento cardiovascular.
Todos esses fatores ajudam na prevenção e controle de doenças como hipertensão, diabetes e até mesmo as cardíacas, pois como qualquer músculo, o coração também é beneficiado, assim como os pulmões.
A prática regular de exercícios promove a liberação de endorfinas, além de ajudar a aliviar o estresse e melhorar o sono. O conjunto desses benefícios contribui para melhorar nossa saúde mental e bem-estar psicológico, e nem precisa dizer que o bom humor também, o que torna a atividade física uma aliada no tratamento de transtornos psicológicos como depressão por exemplo.
Ainda na área psicológica, exercícios contribuem para o crescimento e regeneração dos neurônios, reduzindo o declínio cognitivo. Isso explica em parte por que os idosos que permanecem fisicamente ativos ao longo da vida têm um risco significativamente menor de desenvolver comprometimentos cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer
Esses fatores benéficos contribuem para o crescimento e regeneração dos neurônios, o que contribui para apoiar o funcionamento cognitivo normal.
Isso pode explicar em parte por que os idosos que permanecem fisicamente ativos ao longo da vida têm um risco significativamente menor de desenvolver comprometimentos cognitivos, como demência ou doença de Alzheimer.
Quanta atividade física devemos praticar?
A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de um mínimo de 150 minutos de atividade física de resistência de intensidade moderada durante a semana, porém cada pessoa tem um nível diferente de resistência e massa corporal, além de objetivos e rotinas coordenadas pela vida familiar e profissional, fazendo com que cada um de nós, tenha ritmos diferentes durante varias etapas da nossa vida.
A quantidade certa então?
Tentar movimentar o corpo o máximo que te faca feliz e confortável em busca de mais saúde e bem-estar, conforme seus objetivos respeitando seus limites para evitar lesões e fadiga muscular.
Gostou de saber mais sobre os benefícios da atividade física?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!