Bem-estar Físico e Mental andam juntos?

Por incrível que pareça, nem sempre é possível combinar bem-estar físico e Mental numa mesma atividade.

Como assim?

Vamos imaginar uma pessoa sedentária que precisa se exercitar por obrigação em função de uma determinada doença ou porque encontra-se fora do seu peso ideal.

A falta do hábito de se exercitar somada à necessidade de estar ali para alcançar um determinado resultado, pode fazer com que as sensações de prazer e bem-estar provocadas pelo exercício fisco, sejam substituídas pela impaciência e pela desmotivação, pelo menos no começo.

O que para a maioria das pessoas provoca sensações de felicidade, pode representar um verdadeiro martírio para outras, principalmente, se escolhem um tipo de exercício ou esporte incompatível com a condição física em que a elas se encontram no momento.

De nada vai ajudar resolver se tornar um maratonista de uma hora para outra, se você não tem o hábito de fazer pelo menos longas caminhadas, ou resolver levantar pesos na academia, se seus músculos não estão fortalecidos o suficiente para suportar a carga desejada.

Saber reconhecer suas limitações e começar “do começo” é a primeira grande sacada para encontrar sua atividade ideal.

Entender suas preferências naturais e combinar com uma atividade que sirva de ponto de partida, pode fazer toda a diferença na hora de sair do sedentarismo e se tornar uma pessoa mais bem humorada, mais disposta e se conectar mais com pessoas à sua volta.

Mas pera aí, quer dizer que pessoas sedentárias são mal humoradas e introspectivas?

Claro que não!

Porém, terão muito mais oportunidades de se sentirem bem e de se divertirem com comportamentos mais saudáveis nas suas vidas. Os resultados, serão consequência natural de uma nova consciência corporal e alimentar, surgidas primeiramente de uma necessidade, mas que aos poucos, se tornará fonte de energia e muita disposição.

Nem sempre ter uma mente sadia, significa ter um corpo sadio, se você não consegue manter um mínimo de atividade física na sua vida. O corpo precisa receber estímulos para que seu organismo funcione melhor, com mais saúde e vigor.

Vários hormônios como a adrenalina e a endorfina por exemplo, que são responsáveis pelas sensações de prazer, são liberados através do esforço físico e nada melhor do que encontrar uma atividade que seja a sua praia e potencializar essas sensações de prazer.

Com essa condição, é possível entender como o bem-estar físico é tão importante para o bem-estar mental do indivíduo, e como a combinação dos dois é uma ferramenta poderosa para combater o estresse e problemas de ordem psicológica como depressão e ansiedade.

Esperamos que este não seu caso, mas se hoje lhe falta ainda a coragem para se dedicar mais à alguma atividade física, que tal prestar mais atenção nas coisas que você gosta de fazer diariamente? Um simples hábito de escutar um determinado tipo música por exemplo, pode te ajudar a encontrar uma atividade física super divertida como dançar, ou servir de estimulo para sua a mente despertar aos poucos para novas possibilidades.

Mas se você já está ligado nos 220 volts e tem disposição de sobra, pode aproveitar toda essa energia para motivar outras pessoas ao seu lado que precisam de um empurrãozinho para que elas comecem a cuidar mais de si e fazer essa corrente do bem-estar aumentar cada vez mais!

Até a próxima leitura e não esqueça de enviar esse artigo para alguém que precisa de um incentivo para começar já!

Publicidade